segunda-feira, 11 de abril de 2016

quinta-feira, 7 de abril de 2016

NBR 6492 - Representação de Projetos de Arquitetura

Dentre várias outras, que serão apresentadas neste blog, temos a NBR 6492, que reúne as representações gráficas utilizadas para normatizar os projetos arquitetônicos, visando à sua boa compreensão.

Ela servirá como base para a inicialização do conhecimento das normatizações, e auxiliará o desenvolvimento do desenho gráfico arquitetônico.

Conforme coloquei acima, existem várias outras normas e para melhor detalhamento e maior compreensão, será necessário a  análise complementar das mesmas.

Sobre a NBR 6492, seguem definições:


1 - Planta de situação
Planta que compreende o partido arquitetônico como
um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.
Nota: Para aprovação em órgãos oficiais, esta planta deve conter informações completas sobre localização do terreno.


2 - Planta de locação (ou implantação)
Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.
Nota: A locação das edificações, assim como a das eventuais construções complementares são indicadas nesta planta.


3 - Planta de edificação
Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.
Nota: As plantas de edificação podem ser do térreo, subsolo, jirau, andar-tipo, sótão, cobertura, entre outros.


4 - CortePlano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.
Nota: O corte, ou cortes, deve ser disposto de forma que o desenho mostre o máximo possível de detalhes construtivos. Pode haver deslocamentos do plano secante onde necessário, devendo ser assinalados, de maneira precisa, o seu início e final. Nos cortes transversais, podem ser marcados os cortes longitudinais e vice-versa.


5 - FachadaRepresentação gráfica de planos externos da edificação. Os cortes transversais e longitudinais podem ser marcados nas fachadas.

6 - ElevaçõesRepresentação gráfica de planos internos ou de elementos da edificação.

7 - Detalhes ou ampliações
Representação gráfica de todos os pormenores necessários, em escala adequada, para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execução.


8 - Escala
Relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais.


9 - Programa de necessidades
Documento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.


10 - Memorial justificativoTexto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.

11 - Discriminação técnicaDocumento escrito do projeto, que, de forma precisa, completa e ordenada, descreve os materiais de construção a serem utilizados, indica os locais onde estes materiais devem ser aplicados e determina as técnicas exigidas para o seu emprego.

12 - EspecificaçãoTipo de norma destinada a fixar as características, condições ou requisitos exigíveis para matérias-primas, produtos semi-fabricados, elementos de construção, materiais ou produtos industriais semi-acabados.

13 - Lista de materiaisLevantamento quantitativo de todo o material especificado no projeto, com as informações suficientes para a sua aquisição.

14 - OrçamentoAvaliação dos custos dos serviços, materiais, mão-de obra e taxas relativas à obra.

Há muito mais sobre esta NBR, veremos no próximo post.


Olá! Este blog foi criado para ampliar o conhecimento sobre o Desenho Arquitetônico e ajudar aos alunos iniciantes na fase de aprendizagem.